10 março, 2013

Gerenciamento de tempo - Parte I

Oi pessoal!


Depois de alguns meses, volto a publicar no blog. O que me impediu de publicar algo antes? A correria, a rotina, o cansaço, as férias... é... tudo isso... mas isso tudo foi fruto do mau gerenciamento do meu tempo. 

Mas peraí... eu por acaso não publiquei este post, e depois este, dando justamente ideias para melhorar o controle do tempo e a produtividade? Hora de pôr a teoria em prática. 

Estudando mais alguns artigos e materiais (emprestados de colegas inclusive) agrupei algumas práticas que parecem estar funcionando pra mim =)

Eu havia prometido fazer o teste durante um mes, então vamos começar!

via trii.com.br
O primeiro passo foi descobrir onde eu estava gastando meu precioso tempo. Imaginei um dia normal, e coloquei uma estimativa percentual de como que eu imaginava que gastava meu tempo em cada tipo de atividade, e outro informando o que eu imaginava ser o ideal a ser gasto em um dia.

Rastreei uma semana, dia por dia, apenas anotando o tempo que eu levava para cada atividade. Gerei um gráfico e bah! É impressionante o que a gente descobre da nossa rotina quando coloca as informações "na ponta do lápis".

Eu fiz esta uma planilha no Google Drive pra ajudar. Lá eu coloquei o horário de início e fim de cada atividade do dia. Com estas informações, foi possível traçar um comparativo percentual entre Estimado x Realizado x Ideal no final de cada dia.

Você pode acessar a planilha por aqui e fazer  download para tentar rastrear seu dia também.

O próximo passo, é reavaliar as metas, e correr atrás para atingí-las. Uma dica legal (agora que temos que mensurar o que está causando mais problemas no nosso dia) é usar o Princípio de Pareto (ou Princípio 80/20) que diz que "se resolvermos cerca de 20% das causas, eliminaremos cerca de 80% dos problemas".

Aguardem a Part II deste post, e até a próxima!