31 maio, 2011

Getting Started!!

Bom, para este primeiro post, pensei em apresentar o principal assunto que este blog irá tratar: troca de experiências na área de Engenharia de Software. Para isso, achei que apresentar minha caminhada até aqui daria uma boa perspectiva do assunto. Então, lá vai! 

Entrei na área de TI, meio que por acaso, sendo uma auxiliar no conserto de computadores, e resolvi cursar Sistemas de Informação, achando que já sabia muita coisa sobre o assunto. Foi aí que descobri que não sabia quase nada. Bom motivo para desistir, não? NÃO!!! Um bom motivo para correr atrás de mais conhecimento. Estudei, tive dificuldades, como a maioria do pessoal que entra para essa área, pois afinal, o curso é um curso difícil e que exige empenho. Me formei em quatro anos e meio, e quando me formei já estava atuando no mercado de trabalho há mais de dois anos.

Iniciei na área de Desenvolvimento de Software como estagiária, atuando como Testadora, onde executava os cenários de testes e procurava os bugs dos sistemas. Oito meses depois, já era Analista de Testes em uma empresa multinacional, e com a carteira assinada \o/. Passei então a não só testar os softwares, mas criar os cenários de teste, buscando problemas, imaginando mil formas de encontrar os tais bugs, para que quando o produto final chegasse ao cliente, chegasse o mais próximo da perfeição possível. Esta é a tarefa que o "pessoal do teste" se empenha tanto em fazer.

Alguns meses depois, tive a oportunidade de iniciar um novo caminho na minha carreira, como Analista de Sistemas. Um desafio e tanto!! É muito interessante como as atividades de Teste e Análise de Sistemas são tão próximas, e ao mesmo tempo tão distantes. Nas duas, é preciso pensar em todas as possibilidades possíveis de o software atender as expectativas do cliente. Porém, na Análise de Sistemas, além de pensar nos problemas, deve-se pensar em soluções. "Como é que que eu vou conseguir transformar a necessidade do cliente em um programa de computador?". Bom, isso o Desenvolvedor vai fazer... mas para que ele faça com maestria sua atividade, ele precisa que alguém identifique, especifique e explique o que de fato deve ser feito.

Então, descobri que um bom Analista de Sistemas, deve ser um ótimo Analista de Negócios. É preciso conhecer o dia-a-dia do seu cliente, trocar ideias, saber "pescar" o que ele precisa, e se ele realmente precisa do que está pedindo. Sim, pois um Analista não é só um "garçon" que anota pedidos, ele tem que aprender a conhecer o negócio, para que consiga imaginar a melhor solução, e isso tudo precisa ser muito rápido.

Trabalhar na área de Desenvolvimento de Software, é um desafio constante! Você PRECISA saber trabalhar em um time, entender as diferenças entre as pessoas, saber muito bem o que precisa ser feito, e ter autonomia para concordar ou não com as atividades, lembrando sempre que o objetivo do time, é o mesmo: o gol. Aqui, o gol (no sentido futebolístico mesmo, hein?) é a entrega do projeto com sucesso!! E isso exige que cada um faça sua parte, e ajude o seu time como for necessário. Comprometimento é fundamental, e não se fala mais nisso. 

Às vezes é estressante, às vezes é muito engraçado, às vezes a gente erra, às vezes a gente ajuda a consertar, às vezes a gente briga, às vezes a gente comemora junto. Mas sempre, o objetivo é o gol.

E isso é o que hoje me motiva. Buscar mais e mais gols. E o que te motiva??

Então, sejam bem vindos e espero que possamos compartilhar muito conhecimento e experiências por aqui.

Até mais! 
=)

2 comentários:

  1. Ai que amoooor esse blog!!!!
    Letícia, continua firme e forte. Fico feliz quando encontro alguém apaixonado pelo que faz! Que sorte a tua de gostar tanto assim da profissão. Isso é uma benção! Torço muito pelo teu sucesso e felicidade sempre!
    Um beijo enorme e que venham os leões!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cibele!!!!
    Também torço muito pelo teu sucesso!! Aprendi muito contigo ;)
    Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!