28 março, 2012

Gestão do Conhecimento

"Vejamos, Protágoras! Mostre-me seu pensamento, e diga-me qual é sua atitude com respeito ao conhecimento: sua opinião é semelhante àquela da maioria, ou difere-se ela da maioria?" [Platão. Protágoras (1950, 131bc;132d)]



Ontem fui à uma palestra do GUGC promovida pela SUCESU, onde o assunto "A gestão do Conhecimento nas Organizações" foi muito bem apresentado por Beatriz Benezra.

Gestão do Conhecimento é um assunto que vem se destacando em diversos setores, mas principalmente no setor de Tecnologia da Informação, onde a necessidade de se disseminar e manter o conhecimento dentro das empresas está cada vez mais em evidência.

Nessa palestra, Beatriz destacou que a gestão do Conhecimento precisa fazer parte da estratégia da empresa, e que deve contar com o apoio da alta diretoria para ter sucesso. 

via 3.bp.blogspot.com
Contudo, uma organização sozinha não existe. Os indivíduos que fazem parte dessa organização são peças fundamentais para que se consiga extrair e divulgar o conhecimento. As pessoas motivadas à compartilhar seu conhecimento e à aprender com seus colegas são os responsáveis em colocar toda teoria em prática.

E também existe uma vasta gama de ferramentas wiki que facilitam toda a parte de armazenamento e acessibilidade às informações.

E então? Quais são as práticas de Gestão do Conhecimento que já existem na sua empresa? Essas práticas são gerenciadas ou controladas de alguma maneira?

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!