21 setembro, 2012

Levantamento de Requisitos - 5W2H

via imagens.tiespecialistas.com.br
Existem várias maneiras de se obter informações sobre um determinado requisito, principalmente para garantir que ele fique cada vez mais completo.



Uma dessas técnicas, conhecida como 5W2H, ajuda a construir de maneira simples as principais informações que um requisito de negócio/software precisa.


A sigla 5W2H vem do inglês, e significa:

What?
O que está atrapalhando seu negócio? O que acontece hoje? O que você gostaria que o sistema fizesse? O que deve ser obtido como produto final do sistema? O que restringe este requisito?

Who?
Quem irá usar o sistema? Quem irá aprovar os requisitos? Quem irá responder às dúvidas? Quem é afetado por este requisito?

When?
Quando os usuários precisarão ter acesso? Quando vocês poderá aprovar os requisitos? Quando poderemos testar? Quando poderemos realizar a entrega?

Why?
Por quê fazer desta maneira? Por quê é preciso fazer isso? Por quê priorizar agora? Por quê não agregar com este outro requisito?

Where?
Onde deverá ser exibido? Onde será desenvolvido? Onde será testado? Onde será acessado pelos usuários?

How?
Como o sistema irá responder? Como deve funcionar? Como deve ser exibido? Como deverá ser documentado? Como você usa? Como você gostaria de usar?

How much?
Quanto tempo temos para desenvolver? Quanto tempo o time do projeto estimou? Quantas pessoas serão necessárias no projeto? Quantas pessoas irão de fato utilizar o sistema?

Gostou? Agora é só tentar aplicar na próxima análise. =)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!