21 setembro, 2011

Processos de Desenvolvimento

Com prazos cada vez menores para as entregas de projetos, cada vez mais existe menos tempo para adequar os projetos à modelos de processos de desenvolvimento.


Muitas pessoas consideram a implantação de processos desnecessária, ou ainda uma atividade de peso morto, que só faz perder o precioso tempo para "de fato" efetuar tarefas que tragam resultados para o projeto. Mas a implantação de um processo não ajudaria em nada?

Uma vez que exista um processo pré-definido na empresa, e todos devam segui-lo, ou pelo menos seguir as fases que se adequem ao projeto em questão, isso traz segurança para a empresa, segurança aos colaboradores, organização, indicadores de performance e, o mais importante, identidade para a empresa.

Vamos avaliar cada um destes itens;

- Segurança para a empresa
Com a institucionalização de um processo na empresa, esta passa a garantir um controle maior sobre os projetos que possui, descentralizando o conhecimento da cabeça dos colaboradores e fazendo com que as informações de cada projeto estejam à disposição de todas as pessoas envolvidas nos mesmo, e principalmente, da própria empresa.

- Segurança para os colaboradores
Uma vez que exista um processo definido, tanto os colaboradores novos como os antigos, saberão exatamente as atividades que deverão executar, e terão a garantia que todos deverão fazer sua parte no projeto, evitando assim sobrecarga de tarefas, ou ainda a tal centralização de conhecimento, que é um problema há muito conhecido e que tanto preocupa colaboradores e empresas.

- Organização
A organização mais padronizada que um processo exige, faz com que se tenha fácil acesso as informações dos projetos, e também se garanta que não se está sendo exigido nada além do que foi negociado. Muitas vezes, a falta de organização nos projetos, faz com que informações importantes como detalhes do escopo sejam perdidas, ou se mantenha somente no e-mail de um colaborador, por exemplo, e a empresa acabe arcando com prejuízos desnecessários.

- Indicadores de performance
Se um processo bem definido for seguido da maneira correta, é possível extrair indicadores de suas fases, de seus projetos e de seus colaboradores, por exemplo. Com base em indicadores, é muito mais simples saber se estimativas estão sendo feitas coerentemente, se existem pessoas que trabalham superando as expectativas, se os prazos estão sendo cumpridos, e uma série de outras informações que contribuem não somente para o crescimento da empresa (que passa a ter um histórico e aprender seu ritmo) como para o colaboradores (que podem até mesmo ganhar uma promoção, se seu desempenho estiver acima do esperado, ou ainda para que estes justifiquem um pedido de aumento de salário).

- Identidade para a empresa
E o mais importante: a empresa passa a ter sua identidade carimbada na maneira de trabalhar de seus funcionários. "A empresa X trabalha desta forma enquanto a empresa Y trabalha desta outra". Quando não há um processo, cada um trabalha à sua maneira, e muitas vezes, quando uma empresa perde um funcionário, perde também boa parte de um projeto, ou ainda o projeto passa a não dar mais o resultado que dava, e a empresa nem saberá o que esperar daquele momento em diante.

Como disse no início do post, para muitas pessoas, a implantação de um processo é desnecessária (ou inconveniente). Obviamente existam as excessões mas um processo é sempre a garantia de que existirá uma qualidade mínima aceitável nos padrões de qualidade de uma empresa.

2 comentários:

  1. Eu acho que ultimamente a massa contrária à implantação de processo de desenvolvimento está diminuindo e mais pessoas estão se adequando a sua utilização. Principalmente com a chegada dos métodos ágeis, muitas pessoas acabam por seguir um processo sem mesmo se dar conta. Quem sabe isso sirva para mudar esta ideia de que um processo não agrega valor e é desnecessário!

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Mas o maior problema ainda acaba sendo a cultura de achar que a palavra "processo" é sinônimo de burocracia. Hoje em dia, existem muitas ferramentas que auxiliam na automatização das fases de um processo, e isso traz um ganho tremendo para as organizações.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!