13 dezembro, 2011

Classificação de Requisitos

O BABOK® Guide classifica de uma maneira muito interessante os tipos de requisitos à que se refere ao longo do livro. Vale a pena dar uma conferida nesta prévia:


  • Requisitos do Negócio são metas de mais alto nível, objetivos ou necessidades da organização. Descrevem as razões pelas quais um projeto foi iniciado, os objetivos que o projeto vai atingir e as métricas que serão utilizadas para medir o seu sucesso.
  • Requisitos das partes interessadas (steakholders) são necessidades e interações de uma parte interessada em particular ou grupo de partes interessadas. 
  • Requisitos da solução descrevem as características de uma solução que atende aos requisitos do negócio e aos requisitos das partes interessadas. São frequentemente divididos em duas subcategorias:
    • Requisitos Funcionais descrevem o comportamento e a informação que a solução irá gerenciar, bem como as capacidades que o sistema será capaz de executar em termos de comportamentos e operações – ações ou respostas especificas de aplicativos de tecnologia da informação.
    • Requisitos Não-Funcionais capturam condições que não se relacionam diretamente ao comportamento ou funcionalidade da solução, mas descrevem condições ambientais sob as quais a solução deve permanecer efetiva, ou qualidades que os sistemas precisam possuir.
  • Requisitos de transição descrevem capacidades que a solução deve possuir com o objetivo de facilitar a transição do estado atual da organização para um estado futuro desejado, mas que não serão mais necessárias uma vez concluída a transição.
Bacana né? Estou aprendendo muito com este livro.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!