E não é que o LinkedIn sugere leituras muito interessantes? Acabei chegando ao site Forbes (que por sinal tem posts bem legais) e lendo um texto do James Slavet, da Greylock Partners, que investe no Facebook, LinkedIn, Groupon, Pandora, Redfin e One Kings Lane.
Neste texto, ele fala sobre 5 novas métricas de gerenciamento que deveríamos conhecer, e foca que a maioria das empresas gerencia os outputs, e não os inputs, e com isso não conseguem mensurar como de fato podem melhorar a produtividade de seus funcionários.
Segue um breve resumo sobre essas métricas:
1) Percentual de estado de fluxo:
Trabalhos que exigem muito raciocínio exigem muita concentração. Quando você está profundamente concentrado e focado na sua atividade, você está no "estado de fluxo". Infelizmente, não conseguimos ficar muito tempo neste estado, pois somos interrompidos várias vezes durante o dia, por questões profissionais ou não, e levamos cerca de 15 minutos para retomarmos o foco. Uma das sugestões que ele aborda para contornar esta situação, é a utilização de plaquinhas do tipo "Go away... I’m Cranking" nas mesas, para momentos em que as pessoas não queiram ser perturbadas.
2) Ansiedade e tédio contínuos:
As pessoas podem se entediar facilmente, e muitas vezes trabalham melhor quando são cobradas por grandes desafios, do que por tarefas simples. Mas claro, os grandes desafios também não precisam ser esmagadores, pois a ansiedade prejudica tanto quanto o tédio. A sugestão aqui, é que as empresas estejam sempre de olho em seus funcionários, verificando sinais de desmotivação ou stress, para que consigam tomar as devidas providências.
3) Promover avaliação de reuniões:
na maioria das vezes reuniões em demasia não trazem retorno, e acabam gerando somente prejuízo à empresa. Uma ideia bem bacana que ele traz, é que nos últimos minutos de reunião, se pergunte aos participantes se eles avaliaram a reunião como produtiva, dando notas e sugestões de melhoria.
4) Taxa de aprendizagem semanal:
(Achei este o mais legal!) Pergunte ao seu time como ele conseguiu melhorar a produtividade em 1% durante a semana, se aprenderam algo novo sobre o cliente, ou conseguiram melhorar o produto de alguma maneira. Assim que o time entrar no ritmo de aprendizagem, este time irá melhorar 1% a cada semana.
5) Feedback positivo:
No trabalho, assim como nos relacionamentos, é preciso existir um equilíbrio entre interações positivas e negativas. Se este equilíbrio é perdido, as relações terminam e por isso as vezes passamos anos trabalhando com pessoas que dão tudo de si para nos mostrar todo seu esforço, e com pessoas que não sabem mais lidar com nossas críticas. A solução aqui? Elogiar as coisas boas que as pessoas fazem, por mais que estas coisas pareçam pequenas. Nunca perca a chance de falar alguma coisa agradável, assim, quando você precisar passar um feedback sobre aspectos de melhoria, as pessoas irão realmente escutar.
O texto completo você pode encontrar no link Five new management metrics you need to know.
Até a próxima!
O trecho sobre manter as pessoas longe do tédio é bastante interessante e verdadeiro (na minha opinião). Um contraponto é um artigo de Harvard Business Review que propoẽ que coloque-se os melhores profissionais nas tarefas mais tediosas: http://blogs.hbr.org/schrage/2011/11/put-your-best-people-on-your-m.html
ResponderExcluirOutro que recomendo é sobre a otimização à felicidade: http://speakerdeck.com/u/mojombo/p/optimizing-for-happiness ;)
Olá Pedro,
ResponderExcluirPrimeiramente, obrigada pelo comentário!
Vou ler os artigos que tu comentastes, e em breve farei uma resenha sobre eles.
Continue acompanhando o blog e participando!
Abraços!