21 junho, 2011

Harry Potter e o CHA

Dia desses, estava lendo "Harry Potter e o Cálice de Fogo", e hoje, após ler este artigo (que a propósito me inspirou a ler este outro) sobre o CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), percebi como o bruxinho o aplicou para executar uma tarefa no Campeonato Tribuxo.
Basicamente, a tarefa era enfrentar um dragão e conseguir capturar um ovo de ouro que estava em seu ninho, saindo vivo da batalha. Para isso, Harry contou com a ajuda de seus amigos, que lhe mostraram como ele poderia utilizar estas três características para garantir a vitória. Mas a prova era um mistério para os participantes do torneio.

Primeiramente, com a ajuda de um de seus amigos, ele descobriu que a prova seria com dragões, então pode estudar seu comportamento, e aumentar seu Conhecimento sobre o assunto, para descobrir como enfrentá-los.

"Explore seus pontos fortes", foi a segunda ajuda que ele recebeu. Seu professor o estimulou a descobrir quais eram suas Habilidades mais fortes, para que estas fossem usadas a seu favor no momento certo.

Todos possuem pontos fortes, mas nem todos sabem como utilizá-los. Foi aí que Harry teve que ter Atitude e, com o apoio de sua amiga, descobrir como unir o CHA no momento do torneio.

O resultado foi a vitória, usando magia, montado em sua vassoura, voando como se estivesse em um jogo de Quadribol, aproveitando sua excelente habilidade de pilotar, para conseguir pegar o ovo de ouro.

Diariamente, nos deparamos com situações em que temos que usar de diversas habilidades para resolver problemas, e muitas vezes esquecemos de "sair da caixa" para procurar uma solução na qual tenhamos pleno domínio. E assim como Harry, podemos precisar da ajuda de nossos amigos e colegas de trabalho para conseguir enxergar a saída.

No CHA, o C é o conhecimento que a pessoa tem sobre determinado assunto, podem ser os conhecimentos adquiridos no decorrer da nossa vida, em qualquer área, é o saber; O H é a habilidade de se produzir resultados com o conhecimento que se tem, é o saber fazer (Know-How); E o A é a atitude, a pró-atividade, o querer fazer.

O uso do CHA, parece bastante óbvio, mas é impressionante como estas três características utilizadas juntas nos fazem enxergar um conjunto de soluções muito maiores na hora de solucionar problemas, e isoladas não chegam a lugar algum.

Um primeiro passo, para desenvolver o CHA, é disseminar o que se sabe entre as pessoas que estão próximas. Imagine, em seu time de desenvolvimento, se você tem conhecimento em um determinado assunto, e não sabe como resolver um problema, mas exterioriza esta situação, provavelmente alguém próximo já poderá ter passado por uma situação parecida e poderá lhe dar dicas ou ainda lhe ensinar como resolver. 

O ambiente colaborativo estimula cada vez mais o desenvolvimento do CHA nos profissionais, afinal, ninguém nasce sabendo tudo e compartilhar informações hoje em dia está em alta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!