29 junho, 2011

Trabalhando com Engenharia de Software

Bom, estava faltando um post para falar sobre Engenharia de Software. =) 

Segundo a Wikipédia, "Engenharia de software é uma área do conhecimento da computação voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade."



Resumidamente, é atuar em qualquer especialidade dentro de um projeto de desenvolvimento de software (corrijam-me se discordarem). Então, uma vez que você esteja interessado em atuar como Engenheiro de Software, você deve ter em mente "o que você quer ser quando crescer", e trabalhar para melhorar suas qualificações. Eis alguns exemplos de profissões ligadas à esta área:

Desenvolvedor de Software (Programador), Analista de Sistemas, Analista de Negócios, Analista de Testes, Testador, Arquiteto de Software, DBA (Database Administrator), Gerente de Projetos, Suporte, e por ai vai. 

E ainda, dentro de cada uma destas profissões, existem diversos seguimentos a se tomar, e que cada vez mais exigem especialização, por exemplo:

Um desenvolvedor pode ser especialista em uma ou mais linguagens de programação (Java, .Net, PHP, etc), um Analista de Sistemas também pode se especializar em uma determinada linguagem, um Testador deve conhecer diversas técnicas de Testes de software, desde a manual até a automatizada, tendo domínio sobre diversas ferramentas que o auxiliem. Enfim, os caminhos são diversos, e ainda trataremos de cada um deles com mais calma no blog.

O bacana, é que se você resolver trocar de área, você não perde seu conhecimento, pelo contrário!! Tudo o que se aprende em uma determinada área de conhecimento é perfeitamente aplicável nas demais, seja teoricamente, seja auxiliando em uma resolução de problema, ou em uma identificação de bug.

Sem falar que a Engenharia de Software está em constante expansão, e ainda faltam profissionais qualificados no mercado. Ah! E não basta ser bom somente em tecnologia não... sem inglês hoje, muitas portas acabam se fechando. O mercado internacional está de olho nos profissionais do Brasil, então aproveite! #ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!