18 junho, 2011

O que é Business Analysis?

Hoje em dia muito se fala sobre Análise de Negócios (Business Analysis) e as empresas cada vez mais buscam Analistas de Negócios, pois antes de promover qualquer tipo de produto no mercado, é preciso conhecimento sobre o mesmo. Você precisa conhecer o que está vendendo, o motivo que o leva a vender e como irá realizar a venda, para que seu produto não seja um fracasso.


Achei muito boa a definição sobre as atividades do Analista de Negócios apresentada na Wikipédia:
Analista de Negócios busca as melhores oportunidades de negócio, analisa tendências, cria novos produtos, recria produtos existentes, está sempre preocupado em encontrar novos caminhos para a empresa. Ele está em permanente contato com o cliente e os donos do negócio.
O analista de negócios (...), vem de maneira a complementar o analista de processos e o analista de sistemas. Os três tipos de analistas diferentes não devem ser confundidos entre si, não são mutuamente exclusivos e eles podem se complementar naquilo que têm de melhor. Fundamentalmente, esta função está atrelada ao conhecimento e facilidade em lidar com negócios, assim como descrita acima, mas muito focada nos recursos de TI e de Sistemas (em toda sua extensão) para poder prover soluções exequíveis para um atingir um determinado objetivo.”
Basicamente, o Analista de Negócios é a pessoa que irá identificar e propor soluções para as necessidades de negócio de um determinado seguimento. Então, se sua empresa precisa de um novo software, o analista de negócios irá realizar entrevistas, para entender o que você faz, como você faz o seu trabalho, e como  você espera que o software possa lhe ajudar, para que juntos, o Analista e o Cliente, cheguem a um acordo sobre a melhor solução possível.

Mas não é uma tarefa exclusiva do Analista de Negócios conhecer e identificar estas melhorias.
Se você trabalha em um time de desenvolvimento de software, e aqui vamos imaginar um Analista de Negócios, um Analista de Sistemas, um Desenvolvedor e um Analista de Testes, quem você acha de deve reter o conhecimento de negócio? A resposta é simples; o time todo!
Ok, nem sempre é possível levar o time completo para uma entrevista, e muitas vezes não é necessário que isso ocorra. Mas é imprescindível que o conhecimento de negócio seja disseminado de forma clara ao time inteiro, seja por meio de reuniões, lista de regras, ou qualquer outra forma que se julgue adequada para que todos estejam alinhados em relação ao assunto, e o desenvolvimento do projeto ocorra com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!